A quinta edição do Curta Caicó, que acontecerá no segundo semestre na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, anunciou nesta sexta-feira, 13/05, no auditório Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, localizado na 10ª DIREC, Diretoria Regional da Educação da Cultura do Esporte e do Lazer, o lançamento das oficinas de cinema que serão realizadas dentro da programação oficial do evento.
As oficinas Documentando acontecerão em três escolas públicas de Caicó: Escola Estadual Zuza Januário, Escola Estadual Padre Edmund Kagerer e Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. As escolas irão receber as oficinas de audiovisual, que resultarão na produção de três curtas-metragens. Além dos alunos, que serão 60 ao total, professores também poderão participar das oficinas, como forma de se tornarem multiplicadores da linguagem audiovisual nas escolas, fazendo a convergência entre educação e cultura.
A Oficina Documentando, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, vem como forma de articulação entre cultura e educação, fazendo com que novos artistas mostrem todo o seu potencial, apostando em talentos norte-rio-grandenses. A ideia é que ao final das aulas, os alunos de cada escola produzam três filmes, desde a ideia do roteiro até a pós-produção que serão exibidos em agosto no Curta Caicó, e que também entrarão em circuito nas casas de cultura do Rio Grande do Norte.
Em 2019, na segunda edição do evento, foi realizada a Oficina Documentando, que resultou no curta Chico do Cinema, sobre um cidadão caicoense que esteve à frente de antigos cinemas de Caicó e que dedicou toda sua vida à sétima arte.