Documentando

4ª Temporada

A quarta temporada do projeto de formação DOCUMENTANDO foi iniciada em 2018. Trazendo na bagagem todo o aporte de experiências conquistadas nas edições anteriores, o projeto seguiu seu movimento itinerante que o fez cada vez mais conhecido no meio. Em termos estruturais, o projeto manteve todos os objetivos e metas das edições anteriores, como também trabalhou para abranger o mesmo quantitativo de cidades, público e se integrar cada vez mais a outras iniciativas do campo audiovisual em Pernambuco. Reafirmando o compromisso de difundir o conhecimento acerca dos caminhos do audiovisual, cinema, história e cultura, esta edição contou com 14 obras produzidas em sala de aula, trazendo à luz das câmeras e dos espectadores histórias e personagens que trataram de poesia, artesanato, identidade, mas, desta vez, especialmente, de questões de gênero.  

Cabe enfatizar que o projeto DOCUMENTANDO na sua quarta edição bateu recorde de participação em outros eventos, agregando valor a outras iniciativas de cunho cultural, educativo, social e humano no estado. Alguns desses eventos, inclusive, são integrados à agenda cultural da região e do país e abarcam grandes públicos, como o Festival de Inverno de Garanhuns, o Recifest, o Festival de Curtas de Pernambuco – Festcine, o Festival de Cinema de Triunfo, a Mostra Pajeú de Cinema e outros.

Desta feita, os curtas produzidos a partir das salas de aula, ganharam espaço e visibilidade para além das suas cidades de origem, sendo exibidos e premiados em eventos na capital pernambucana e também fora dela, a exemplo do curta metragem “Desyrrê”, que conta a história e os desafios de uma mulher trans, negra e periférica, moradora de Triunfo, cidade pernambucana localizada no limite com a Paraíba. Nesta temporada, destacamos “Desyrrê” por que esse é um filme que ganhou vida própria, não somente pelas premiações que colheu (melhor filme pelo júri popular e pelo júri oficial no Recifest 2019 e melhor personagem no Curta Taquary 2019), mas pelo impacto que causou, tanto sobre a personagem retratada, como sobre a cidade – permitindo que ambas, Desyrrê e a cidade, se vissem e se reconhecessem por outras perspectivas.  

Em sua trajetória, o quarto DOCUMENTANDO contemplou 10 cidades, todavia, foram oferecidas mais de 10 oficinas, visto que em algumas destas cidades ocorreu a oferta de mais de uma formação. Não obstante, o projeto não deixou de atender todas as macrorregiões do estado, nem a diversidade de público que vem lhe dando a cara de um projeto diverso, responsivo e sensível às diferenças de toda natureza. Nesse sentido, ao longo desta edição, atingimos 268 alunos, distribuídos por todo o território do estado de Pernambuco, comprovando, passadas quatro edições, o quanto o projeto, idealizado por Marlom Meirelles, tem ajudado a dar cara, cor e voz à produção cinematográfica pernambucana, sobretudo a partir do interior do estado, levando o cinema para um público cuja sala mais próxima é inacessível pela distância física ou material. 

Vinheta da Edição