Logo após o sucesso das duas edições anteriores, a terceira temporada das oficinas DOCUMENTANDO tiveram início no ano de 2016. Mantendo a essência de estimular a consciência de que o cinema é um instrumento de construção e transformação da realidade, nosso projeto seguiu, fomentando a formação de jovens e adultos nos caminhos da produção audiovisual no estado. Na sala de aula, as lições teóricas e práticas sobre cinema se mantiveram, visto que o principal objetivo foi tornar os participantes aptos para atuar nas áreas de direção, fotografia, roteiro, produção, sonoplastia e edição. Além disso, os alunos também desenvolveram pesquisas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação cinematográfica.
Na sua terceira temporada, o projeto buscou ampliar ainda mais o seu repertório de municípios, atendendo a 11 cidades, contemplando assim todas as macrorregiões do estado de Pernambuco. Ao todo, nesta edição, participaram das oficinas 265 estudantes, distribuídos entre as seguintes cidades: Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Fernando de Noronha, Vicência, Bodocó, Exú, Caruaru, Bezerros e Recife. Todas as oficinas foram finalizadas com a construção de documentários, 12 ao total, que assim como nas edições passadas, trouxeram uma variedade de temas que vão da arte à trajetória de artesão pernambucanos reconhecidos, passando por manifestações culturais, questões ambientais, relatos inusitados de pessoas comuns e referências da cultura popular, a exemplo de “Lua Gonzaga”, um curta-metragem documental sobre Luiz Gonzaga, onde histórias e causos do rei do baião são revisitados por familiares, amigos e moradores de Exu, terra natal deste ícone da cultura nordestina. O filme retrata uma dimensão íntima do artista a partir da memória de pessoas de seu convívio e explora como o legado de Gonzaga se imprime sobre as novas gerações.
Uma curiosidade dessa temporada, é que além dos curtas-metragens resultantes das oficinas realizadas nas cidades, foram produzidos também making of de algumas destas produções, as quais também estão disponíveis no Youtube. Além disso, a terceira edição participou de eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, o Festival de Cinema de Caruaru e outros, consolidando-se não somente junto ao circuito audiovisual do estado, mas também a partir do diálogo com outras artes.